Campeonato Paulista 2013: Tabela e Jogos

Tabela do Campeonato Paulista: O Campeonato Paulista de futebol é um dos mais tradicionais e disputados campeonatos do futebol brasileiro. Com seis equipes entre as vinte da Série A do Brasileirão não é nenhum exagero dizer que o Paulistão, como é chamado, é um dos mais disputados do país.

Organizado hoje pela Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista é a liga de futebol mais antiga no Brasil, sendo realizada ininterruptamente desde 1902. O primeiro campeão do torneio foi o extinto São Paulo Athletic Club e o atual campeão é o Santos Futebol Clube. Aliás, o Santos é o atual tricampeão paulista. O maior campeão do Campeonato Paulista é o Sport Club Corinthians Paulista, detentor de 26 títulos estaduais, o último deles no ano de 2009.

campeonato paulista 2013 Campeonato Paulista 2013: Tabela e Jogos

O regulamento atual da competição tem o mesmo formato desde 2011. Na primeira fase da competição as 20 equipes da Série A 1 jogam entre si em turno único, classificando as oito melhores para a fase de mata-mata. Quartas de final e semifinal são jogadas em jogo único, com vantagem de empate e mando de jogo para o melhor colocado na fase inicial. A final é realizada em dois jogos, ida e volta, com o time que mais pontuar ficando com a taça. Os quatro últimos colocados na primeira fase descem para a Série A 2, a segunda divisão do Campeonato Paulista. Além da Séries A 1 e A 2, O Paulistão também tem a Série A 3 e a Segunda divisão, que corresponde na verdade à 4ª divisão do futebol paulista.

Tabela Campeonato Paulista 2013

Como sempre, pelo menos nos últimos anos, o principais favoritos ao título em 2013 são os times considerados grandes. São Paulo, Corinthians, Santos e Plameiras chegam para a disputa do estadual para evitar zebras. Portuguesa e Ponte Preta, dois dos outros representantes paulistas no Brasileirão 2012 correm por fora. Além destes seis, o Paulistão 2013 terá ainda Atlético Sorocaba, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Guarani, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Paulista, Penapolense, São Bernardo, São Caetano, União Barbarense e XV de Piracicaba. Penapolense, São Bernardo, União Barbarense  e Atlético Sorocaba chegam no Paulistão 2013 após conquistar o acesso na Série A 2, no Paulistão 2012.

Assim que divulgada, colocaremos aqui a tabela e a agenda de jogos do Campeonato Paulista 2013

2 Responses to “Campeonato Paulista 2013: Tabela e Jogos”
  1. Claude boralli
  2. cristina ribeiro

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *