Cartão Cidadão 2013: Como Fazer – Caixa

Como fazer Cartão Cidadão 2013: Prático e de muita usabilidade, portar o Cartão Cidadão, facilita nas consultas, que normalmente precisa-se ir até uma agê

ncia da Caixa Econômica Federal, e solicitar o atendimento. Com o cartão, esse processo torna-se mais simples, e o usuário pode utilizar os terminais eletrônicos, para verificar o FGTS, PIS, sacar o Seguro Desemprego, Bolsa Família, Bolsa Escola, Abono Salarial de forma rápida e segura, sem enfrentar filas, que geralmente causam transtornos na paciência humana.

Cartão Cidadão: Como solicitar?

Para solicitar o Cartão Cidadão, a pessoa pode ir em alguma agência da Caixa, portando o número ou cartão do PIS, RG, carteira de trabalho e comprovante de residência. Após feito os processos, deve-se aguardar no prazo de 15 dias úteis, que o cartão chegará em casa. Porém, caso não chegue o solicitante de ir até a agência em que realizou os processos e buscar. No caso, já pode realizar o cadastramento de senha, que fornecerá as opção de consultas ao beneficiário.

Veja também: Cartão SUS – Como tirar

Além de poder ser feita a solicitação pessoalmente no banco, o usuário pode utilizar o o atendimento telefônico através do número 0800-726-0207, e informar os dados pessoais, para que o cartão seja emitido. O cartão não tem custo nenhum, e o único requisito para portar, é ter o cadastro no PIS/PASEP.

O Cartão Cidadão, foi instituído em 2002, quando o Governo Federal, teve a visão, da necessidade de instituir melhorias para as famílias carentes do Brasil, das suas estruturas básicas e dos programas já disponíveis. Ao mesmo tempo, a necessidade era de criar canais para facilitar o processo de cadastramento dos cidadãos, assim como de ter economicamente uma melhor gestão dos recursos destinados à Programas Sociais. E assim foi criado o Cadastro Único, importante para as ações do Governo.

Com a mesma ideia de promover uma melhor integração das plataformas sócias, o Governo Federal, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, criou o cartão social único, com acesso a multicanais, para o pagamento dos programas sociais, de forma ágil e segura. Com nome diferente do que conhecemos hoje, o cartão social único (Cartão Cidadão), na época, ganhou a denominação de Cartão da Rede de Proteção Social, até chegar no processo atual.

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *