Ter uma carteira nacional de habilitação envolve um custo financeiro relativamente alto. Uma opção é partir para a CNH Popular, processo gratuito. A CNH Popular visa ajudar pessoas desfavorecidas financeiramente a conseguir a sua primeira habilitação. Saiba mais a seguir.

CNH Social – O que é?

A CNH Popular é um programa para ajudar pessoas de baixa renda conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação. A proposta do programa é ajudar quem realmente precisa não possui condições de pagar pelo documento obrigatório para dirigir no Brasil.

A Carteira Nacional de Habilitação é um pré-requisito para muitas oportunidades de emprego. conseguindo a CNH Popular alguns profissionais podem ter mais chances no mercado de trabalho.

Este também é um dos focos do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos.

  CNH Social –  Funcionamento

O programa CNH Popular é uma ação do departamento de trânsito (Detran) com outros órgãos governamentais.

Ao longo do ano são abertas vagas para cadastramento de interessados em  obter a sua primeira carteira nacional de habilitação ou fazer uma modificação na permissão para dirigir do tipo A para o tipo B ou o inverso.

Os interessados devem se cadastrar no site do Detran e aguardar a seleção por meio dos dados informados.

Por ser um programa social só serão aceitos cadastros de pessoas que realmente necessitam financeiramente da ajuda financeira para obter a sua CNH.

Qualquer pessoa pode se cadastrar e o processo é gratuito. Contudo, apenas os necessitados financeiramente serão aprovados.

CNH Social – Requisitos

 

O departamento de trânsito possui algumas exigências para quem deseja participar do programa CNH Popular. Os requisitos necessários são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter finalizado o ensino fundamental;
  • Ter condições físicas e mentais para a direção de um veículo automotor – será comprovado em exame de aptidão física;
  • Ter uma renda inferior a dois salários mínimos;

Possuem privilégio no processo de inscrição:

  • Quem não tem experiência comprovada em carteira de trabalho ou ser um desenho pregado a mais de 2 anos(12 meses seguidos);
  • Ex-presidiário;
  • Portadores de necessidades especiais que não exibição de dirigir;
  • Pequeno agricultor Rural.

CNH Social – Categorias disponíveis

O privilégio do programa CNH Popular é para quem está entrando com processo como a sua primeira habilitação. Neste caso pode ser do tipo A ou B ou do tipo AB.

Mais um programa CNH Popular também é possível:

  • Mudança de categoria do tipo A para o tipo AB;
  • Mudança de categoria para o tipo C;
  • Mudança de categoria para o tipo D;
  • Mudança de categoria para o tipo E.

CNH Popular – Como se cadastrar

O processo da CNH Popular é todo realizado no site do Detran. Cada estado possui o seu e é preciso entrar no correspondente a sua cidade em realizar o cadastro com todas as informações pessoais disponíveis.

Depois de realizar o cadastro é só esperar a publicação dos convocados. As listas dos aprovados são divulgadas no mesmo site do Detran qual você se cadastrou.

Caso seu nome esteja na lista dos aprovados também constará o local e a data para se dirigir a unidade do Detran mais próxima de sua residência.

A partir daí será iniciado o processo para se tornar um condutor ou modificar a habilitação de categoria. Não é preciso pagar nada e nenhuma das etapas.