Financiamento ou Consórcio: Qual a melhor opção para comprar o carro novo?

Quem não possui economia para pagamento à vista paga um pouco mais para comprar um carro. Mas possui duas opções muito bacanas, conhecidas do mercado e até agradáveis no orçamento: o financiamento e o consórcio. São um pouco diferentes mas ambos ajudam no intento de comprar um veículo. Conheça melhor cada um deles a seguir.

Como funciona um financiamento?

O financiamento é uma das modalidades de pagamento mais conhecidas. Muitos pensando na compra do próximo carro novo buscam por ele, seja usado ou 0 km. Em muitos casos ele é oferecido diretamente na concessionária para ajudar ainda mais o cliente. 

Financiamento é um produto bancário no qual o vendedor receber o pagamento à vista mas o comprador o paga em parcelas. Ele é solicitado através do banco ou financeira já tendo escolhido o veículo para compra, podendo ser de duas, quatro rodas ou mais. 

Pode ser feito um financiamento de veículos novos ou usados em alguns quilômetros. Contudo, quanto mais antigo é o veículo menor é o prazo de pagamento. 

No financiamento a regra principal é o valor da parcela não ser superior a 30% do salário do pagante. Também é preciso ter comprovante de renda para conseguir um.

Como funciona um consórcio?

Já o consórcio é um pouco diferente no formato de compra mas não no pagamento. Também é um produto bancário a ser adquirido em bancos ou financeiras e funciona em grupos e bem diferente do financiamento. 

O consórcio você não precisa ter um veículo escolhido para comprar. Pode entrar em um grupo com um valor total do veículo (carro ou moto) e pagar as parcelas. Cada participante do grupo recebe um número e os sorteios são mensais. Quando sai seu número ele recebe a carta de crédito com o valor total do consórcio e pode adquirir seu bem, novo ou usado. 

O diferencial do consórcio é que pode-se planejar melhor a compra do carro. Pode-se entrar agora, ir pagando as parcelas e ao final recolher todo o valor caso não queira mais comprar o bem. É um investimento com rendimentos semelhantes ao da poupança.

Qual o melhor: financiamento ou consórcio?

Os dois são igualmente eficientes na compra de um carro ou moto, mas com alguns diferenciais importantes. Um deles é que se você quer comprar um veículo agora, hoje, um consórcio não permite. É preciso entrar no grupo, pagar a primeira parcela e nem isso garante a compra. Se seu número for sorteado a carta sai, se não é preciso esperar finalizar o grupo. 

Mesmo pagando uma boa parte do consórcio adiantado não muda nada. É necessário aguardar o grupo finalizar para poder sacar o valor caso não seja sorteado. Ou seja: a sorte conta um pouco aqui. 

O financiamento é o modo mais prático, contudo, com juros um pouco mais alto. Mas se a compra é para agora é só preparar a papelada com o banco e solucionar o problema. Nas duas formas o vendedor recebe à vista. 

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *